Quem?







QUEM SOMOS?



A revista PitànDudu é organizada por integrantes do Axé Egi Omim, uma casa de Candomblé estabelecida na Ilha de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, sob a condução de Wanda Araújo, Yalorixá, jornalista e educadora social, com ampla experiência com o trabalho sócio-cultural com jovens e populações marginalizadas.

Além da ação religiosa, este é um coletivo diverso que através de encontros, oficinas e trabalho coletivo, busca meios de fortalecer a cultura do candomblé e interferir na realidade local, investindo na formação social, cultural e humanitária da comunidade; com a missão de discutir e difundir a cultura do candomblé para desenvolver ações de respeito à diversidade e às diferenças na constituição da população brasileira.

Família - foto Janaina Moreno
A casa se constitui em um Centro Cultural de Tradições Afro Brasileiras, uma associação sem fins lucrativos que desde 2000, desenvolve projetos sócio-culturais como: Imagens de Axé – série de 12 postais com imagens que expressam o cotidiano da religião dos orixás, o Encontro de Jovens de Terreiro (Premio Areté 2009/2010), que promoveu mesas-redondas com especialistas para discutir a intolerância religiosa, a relação entre tradição e contemporaneidade e os desafios do candomblé frente às novas tecnologias e Pitàn Dudu (Edital SEC RJ de registro da Tradição Oral) – uma revista eletrônica com o objetivo de reunir contos, cantigas, textos e imagens sobre a religião dos orixás.


O trabalho desenvolvido no Axé Egi Omim agrega elementos ancestrais, práticas   coletivas e solidárias, tendo a oralidade como principal veículo de transmissão e troca de conhecimento, assim como a valorização do ritual nos processos de ensinamento, criação e apoio espiritual. O Axé Egi Omim é integrado por um grande número de artistas, antropólogos e educadores, que buscam através da arte, meios de proporcionar a inclusão social, o registro da memória e a reflexão sobre as práticas do candomblé na atualidade.


QUEM SOU?




Wanda Araújo, mulher, 53 anos, negra, guerreira, carioca como o mar, filha do BUCA. Educadora por dom. Jornalista por formação. Do meu ventre nasceu BRAZZAVILLE.


Filha da Terra e do Ar, elementos importantes de força, equilíbrio. No Axé de OMULU e o sentido de OYÁ.
A NATUREZA é minha espiritualidade, a crença é meu mestre da razão.
Na etnicidade viaja o poder dos meus horizontes. A cultura, a raça são minhas imagens.
Por minhas mãos deitaram afagos e conduções: Meninos, meninas, moleques, molecas, homens, mulheres...  FAMÍLIAS, casas, ruas.
O tempo não define minha atuação.
Wanda: Cristina para alguns; Araújo para muitos; mas apenas mulher. 

História de vida

Desde do meu nascimento faço parte da família dos guerreiros que vestem branco: da “Tribo de Gi” que tem Omolu como mestre.

Cresci estruturando cada parte, cada momento de minha vida a partir das minhas origens e ancestralidade.

Minha história com o social começa no seio de minha família com os ensinamentos de meu pai e se revigora a partir de minha inserção enquanto militante no Movimento Negro/RJ onde aprofundei discussões acerca de negritude, das diferenças, pobreza, racismo, discriminação, abandono, falta de identidade, de informação...

Movida a desafios estabeleci como meta de vida contribuir com a valorização e crescimento dos afros descendentes buscando resgatar sua história a partir de suas referências e identidade provocando um movimento de construção e conseqüente mudança que os fortalecessem no enfrentamento do cotidiano.

Trabalho

Há alguns anos venho aprimorando a proposta de trabalhar o social e a complexidade das relações visando desenvolver e implantar metodologias de trabalho educativo que contribuam para a construção de novos projetos para a classe popular.

A valorização da essência, espiritualidade e criatividade são os principais elementos utilizados por este grupo de educadores no processo para a construção e crescimento de um ser político que vivencia os limites e os entraves da construção social a partir de suas referências e ideal.

Seguindo a filosofia do Senhor da Terra que orienta seus guerreiros a cultivar e a produzir não importando qual seja o solo e nem sua qualidade, o principal requisito para implementar esta fórmula com resultados positivos é unicamente GOSTAR DE GENTE! 



Nenhum comentário: